terça-feira, agosto 22, 2006

SEXUALIDADE:HIPOCRISIA CONTRADITÓRIA


PROSTITUIÇÃO FEMININA


Falar sobre a sexualidade é complexo e controverso. Principalmente quando se fala em prostituição, exploração sexual e erotismo. Quero extrapolar mesmo é na hipocrisia e nas contradições que há que por trás desta palavra.


Vamos ao fato: O Jornal O Globo denunciou um escândalo na praia de Copacabana: "agenciadores ofereciam aos turistas catálogos de garotas de programa. No outro dia, vários agenciadores foram presos e licenças de comerciantes suspeitos de conivência foram apreendidas."


Boa iniciativa do O Globo, não é mesmo, caros leitores? quem dera se a imprensa ficasse de olho nestes crimes . Ato heróico? Sensacionalismo? Ou hipocrisia? Basta folhearmos os classificados deste veículo que saberemos a resposta. Pura hipocrisia! Anúncios de acompanhantes podem ser conferidos na íntegra pelos leitores. Não somente no O Globo, mas outros veículos impressos também veiculam as propagandas de prostituição.

A pergunta que não quer calar: Como a imprensa pode fazer denúncias e campanhas contra prostituição, se vendem espaço a favor desta? Pura contradição! Imaginem adolescentes com sérios problemas financeiros e familiares decidem procurar emprego nos classificados e, por ironia do destino optam por essas agências... "Ganhos acima de...", "modelos maiores de ..."(será?).


Sabemos que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, tá! mulheres trocam prazer sexual por dinheiro. Agora, transformar a prostituição em um espetáculo, é mais do que hipocrisia, é mais do que uma contradição, é conflitante! Uma celebridade instantânea transformou sua vida de prostituta em um verdadeiro espetáculo! Lançou um livro e vai virar filme. O maior conflito: Gasta-se dinheiro público com campanhas contra exploração sexual, mas divulgam na imprensa o testemunho de uma pessoa que começou a se prostituir ainda adolescente. Isso sim, é educativo! Aplausos calorosos! Com certeza esse livro vai ensinar grandemente as adolescentes pobres necessitadas a não se envolverem com a prostituição por que isso não dá dinheiro e nem leva a lugar algum. Imagine se as adolescentes vão aprender fazer novas posições sexuais, que é isso?!
Falando em adolescentes...Qual o público-alvo do tal livro? É para todas as idades? qual quer um pode adquirir sem apresentar identidade na hora da compra. Que bacana! Banalizaram a Prostituição mesmo!


EXPLORAÇÃO SEXUAL


"Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 97,2% dos casos envolvendo crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, o abusador é alguém com quem a vítima convive, como o pai, padrasto, tios e avôs". Dentro do próprio ambiente familiar exploração sexual é uma realidade. "


"De acordo com um dos relatórios da UNICEF , o número de crianças abusadas no Brasil pode chegar a 500 mil, levando em consideração muitos casos não são denunciados. Fala ainda, da ineficiência da polícia e da corrupção nas investigação desse tipo de crime hediondo."


A Internet é o caminho mais fácil para praticar a exploração sexual, não se resume ao simples abuso sexual, mas inclui o aliciamento de menores a se prostituirem, quem vai adivinhar quem está do outro lado da tela? Algumas pessoas foram presas praticando tais crimes. Onde está a raiz deste mal? Não, não é no dinheiro. Alguns agenciadores oferecem vagas para modelos, muitas meninas que têm este sonho caem feito um patinho e acabam indo por um caminho sem volta.


EROTISMO


A raiz deste mal começa cedo, ainda na infância em plena formação de personalidade. Crianças são erotizadas por novelas, filmes, comerciais e até desenhos animados. Eu não queria ser tão radical, mas não tem jeito. Esplendido!É tão educativo, ver crianças de 9 anos de idade se beijando na boca em novelas, namorando como adultos. É tão normal crianças ficarem seminuas dançando na boquinha da garrafa em programas de TV. Ah, ia esquecendo é uma tendência, mudança de comportamento, as crianças de hoje são tão superdotadas que jamais vão fazer o que vêem na televisão, elas são espertas de mais para aprender o que não presta, ou melhor, elas têm opinião própria!


Os formadores de opinião que trabalham devem ser exemplos. Pelo menos deveriam, agora, colocar para apresentar programas infantis, artistas de nu ou pessoas ditas símbolo sexual, é fantástico! As crianças terão ótimas referências, querem ser igualzinhas a elas quando crescerem.É melhor correr, isso é uma Contaminação Sistemática

8 comentários:

Jan Michael disse...

Talvez todos nós somos contraditórios, incoerentes em certos momentos. O jornal fasz a denúncia, mas precisa daqueles anúncios (que não são baratos) para se manter. E assim vários exemplos podem ser dados. No caso das ex-primas que agora são escritoras, elas só estão tentando se auto-afirmar, mais nada. E lembre-se tb que vivemos num país falso-moralista: beijo gay não pode, mas exportar primas, sim. :*

magie disse...

Lena, adorei a idéia do seu texto. Você falou de três coisas: a prostituição, a exploração sexual e o erotismo. Eu não posso comentar sobre cada uma, pois não haveria espaço suficiente aqui, Hehehehehe...

Por outro lado, deixo o meu ponto de vista, enquanto feminista e estudante de teorias de gênero: a questão da prostituição é muito maior e complexa do que imaginamos... Não é simplesmente compra/venda de sexo. Nossa sociedade [patriarcal] estabeleceu que pode-se comprar sexo e isto é algo muito sério, algo que precisamos mudar!

Bjo.
=]

Monalisa Marques disse...

Lena. Sinceramente, voce conseguiu me calar.
Nao que a minha opiniao seja contraria a sua, longe disso!, mas porque fez vir a tona milhares de pensamentos em minha cabeca, e nao estou conseguindo exterioriza-los.

Desculpe-me pelo teclado desconfigurado.

E parabens de verdade pelo texto.
Verdadeiros escandalos que sao encobertados...
Que merda.

Abracos.
:)

ALF O Extasiado disse...

Gostei (com aplausos).
Francamente muiuta coisa me horroriza hoje no mundo. A hipocrisia é algo que está contaminando cada vez mais.

Onde vamos parar meu Deus. Lamentável.

:****

Victor Martins disse...

Realmente a mídia é contraditória, a liberdade de expressão é uma mentira e somos uns tolos de acreditar em democracia.

Re disse...

Gostei. Eu fico impressionada como as meninas estão ficando adultas e despertando para a sexualidade cada vez mais cedo, mais do que os meninos.
É muito triste.
bjos

Tony disse...

ótimo post... de fato, a hipocrisia sempre foi mae da imprensa... sobre prostituiçao, nada contra isso... pois PUTA pra mim sao aquelas que dao sem motivo e de graça, achando lindo sair com um cara diferente com um tipo de carro diferente por dia... or vezes é uma [embora nao seja a unica] maneira que uma pessoa encontra para se sustentar.

a exploraçao sexual, só se deixa explorar quem tem vontade ou igualmente nao tem opçao. Nao consigo aceitar mto bem essa questao de "coaçao".

O erotismo, é questao de educaçao. Por mais "subjetiva" que possa parecer esse erotismo, ele é algo inerente a nossa natureza e faz-se necessario para todos nós. Basta que nao façamos as crianças confundirem isso, e que os adultos nao sejam pedófilos.

Bjo.

Anônimo disse...

Lena,

Você muito feliz com esse texto abordando esses 3 assuntos,infelizmente vivemos em um país onde aquela pessoa que denucia a prostituição é a mesma pessoa que contribui para que haja a prostituição(caso dos jornais).

Beijos..